fbpx

A Tecnologia aliada a Gestão de Processos e Pessoas.

A Tecnologia aliada a Gestão de Processos e Pessoas.

A Tecnologia aliada a Gestão de Processos e Pessoas.

Você já parou para pensar em quantos processos existem na sua vida, desde a hora de acordar até dormir? Isso não é diferente nas instituições, públicas e privadas.  Uma empresa é como um ecossistema com diversas variáveis (pessoas, sistemas, fluxo e estruturas). Pensarmos que toda e qualquer sequência de atividades é um processo, não está errado; mas a gestão de processos vai tratar dos processos que tem impacto para o negócio, facilitando e integrando a gestão de pessoas e finanças.

Os processos de um negócio,são um conjunto de ações sequenciais, que transformam insumos em produtos e/ou serviços,entregando valores como qualidade, eficiência e solução direta ou indiretamente, para o cliente. Conjunto de ações que formam um fluxo contínuo de informações, de material e de trabalho (pessoas e máquinas), que consomem recursos (tempo e dinheiro),gerando satisfação ao receptor. Deforma simplificada,processos são um conjunto de ações, feitas uma por vez, para entregar algo a alguém. E para o bom funcionamento deles, entra em cena a Gestão de Processos.

Como fazer a gestão de processo?

A Gestão de Processos começa conhecendo e descrevendo a fundo todas as atividades a serem realizadas,identificando melhorias e analisando quando um processo vai se repetir inúmeras vezes, para então, facilitar as futuras execuções. Assim, será possível mensurar diariamente,cada etapa em atividade por atividade, o que viabiliza a avaliação de quanto cada atividade custa em tempo e dinheiro e,por consequência busca rotimizar e diminuir o tempo e custos de todos os processos necessários para uma boa jornada produtiva.

A Tecnologia aliada a Gestão de Processos e Pessoas.

Existem muitos processos que são sequência de atividades, mas não tem impacto direto ao negócio. Se considerarmos toda e qualquer sequência de atividades, identificaríamos milhares de microprocessos dentro da organização, tornando impossível a aplicação da condução da gestão.

Muitas vezes fazemos isso na nossa vida, atribuímos todas as nossas ações como prioritárias, desde escrever um artigo a fazer atividade física, todas com a mesma importância, sem analisar o quanto são aderentes ao nosso objetivo final. Muitos especialistas em produtividade falam sempre que não existem prioridades e sim, prioridade, ou seja, dar a mesma importância para tudo, é o verdadeiro caos! Nas corporações funciona da mesma forma, se não entendermos quais processos tem impacto direto ao negócio a que ela se propõe, o resultado será prejuízo.

Usando a tecnologia como ferramenta de gestão.

Já parou para pensar: Quantas empresas estão perdendo dinheiro com esforços aonde não vale a pena, seja porque não sabem como priorizar ações de melhoria nos processos, ou porque desconhecem aonde a TECNOLOGIA pode ser uma aliada para a melhoria de processos. COMO DIZIA DEMING: “O QUE NÃO É MEDIDO NÃO É GERENCIADO”.

Portanto, em tempos de transformação digital, onde a busca do consumidor moderno é pela excelência e agilidade, toda e qualquer atividade precisa ser devidamente executada e medida. E neste ponto, ter a tecnologia para gerenciar processos, é primordial para uma organização ser capaz de terá visão completa das atividades e fluxos, possibilitando priorizar e investir corretamente. Ou seja, dentro de Gerenciamento de Processos, a automatização de tarefas, é uma das tecnologias aliadas. A automatização, em seu uso moderno, pode ser definida como uma tecnologia que utiliza comandos programados para operar um dado processo, controle e/ou supervisão.

A automatização ou o processo híbrido, veio como aliada para aliviar o ser humano em tarefas massivas que não necessitam de processos decisórios ou de interpretação. Automatizar processos repetitivos, surgiu para potencializar o dia a dia do colaborador. E a Equipe HMB pratica uma metodologia que visa integrar sistemas já existentes na sua empresa de uma forma customizada. Todo e qualquer setor da empresa, tem tarefas repetitivas ou massivas que tomam horas de trabalho e custam muito. Então concluímos que, todo e qualquer setor da empresa, pode e deve receber algum tipo de automatização para assim, tornar mais eficiente, entregando mais valor, além de claro, economizar, aumentar clientes, lucro e até o clima interno. Continue nos acompanhando, que em breve traremos mais temas como este. Se este conteúdo foi importante para você, compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
a nova geração de Computadores

Do ábaco a Inteligência Artificial: De Geração a Geração dos Computadores

Usar um smartphone pode ser uma tarefa simples para você, mas você sabe como se deu cada geração de computadores? Informática, “ciência do tratamento automático das informações” e o computador o instrumento que trata as informações de forma automática, com rapidez e precisão.  O progresso da tecnologia de computadores foi incrível nos aproximadamente 90 anos desde o primeiro exemplar. Mas

Read More »

Mulheres fundamentais na história da tecnologia

Programando, desenvolvendo ou inovando, Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive, na tecnologia e computação. As mulheres sempre estiveram na área de tecnologia. Mesmo que as vezes não sejam reconhecidas por seus feitos, podem até ser pouco lembradas, mas jamais esquecidas. Então, confira as principais mulheres do passado, mas com grande influência no presente: Ada Lovelace Começamos por Ada

Read More »
O futuro do Telemarketing

TELEMARKETING: Como tudo se desenvolveu

No final do século XIX, surgiu um estudo sobre a telefonia e seus aspectos de programação, que sistematizou qualquer equipamento que recebesse tráfego, e assim foi o primeiro desenvolvimento da telefonia que era apenas uma forma de se comunicar por voz e distância. Nos anos 60, a engenharia transformou a telefonia em central de atendimento. E assim, surgiu o call center,

Read More »

Faça uma avaliação gratuita de seu negócio.