fbpx

Crimes cibernéticos: como proteger minha empresa?

Crimes cibernéticos: como proteger minha empresa?

Problemas Crimes Ciberneticos

Contratar uma consultoria em segurança da informação é uma das soluções para evitar crimes digitais.

 

Como proteger a minha empresa de crimes cibernéticos? Essa com certeza é uma pergunta que foi ou será feita por empresários em todo o mundo. Isso porque, na mesma medida em que crescem os números de dispositivos digitais, aumentam os crimes e ataques cibernéticos.

 

Só para se ter ideia, no Brasil são mais de 400 mil dispositivos digitais (smartphone, desktop, notebook e tablet) o que equivale a mais de um aparelho por habitante, segundo dados da 31ª Pesquisa Anual do Uso de TI nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas.

 

Já os crimes cibernéticos, em dados de 2018, da Associação SaferNetBrasil em parceria com o Ministério da Justiça, registravam diariamente 366 crimes cibernéticos no país. Crimes que se forem direcionados para empresas ou por seu intermédio podem causar prejuízos a milhares de pessoas e organizações.

 

No artigo de hoje, vamos falar sobre algumas dicas para proteger a sua empresa de crimes cibernéticos. Vamos lá?

 

O que são os crimes cibernéticos?

Os crimes cibernéticos, virtuais ou digitais são aqueles cometidos por criminosos utilizando dispositivos digitais para atacar tanto pessoas físicas como jurídicas.

 

Tipos comuns de ataques cibernéticos:

  • Rompimento de sistemas de segurança;
  • Vazamento de dados pessoais dos clientes ou da empresa;
  • Invasão de dispositivos;
  • Ransomware ou sequestro de dados;
  • Malwares – código, programa ou software criado para infiltrar-se em computadores ou sistemas de forma criminosa;
  • DDos – ataque para sobrecarregar um servidor e retirar um site do ar.

 

Como os crimes cibernéticos podem afetar minha empresa?

Os crimes cibernéticos podem afetar a sua empresa de várias formas. Grandes ou pequenas todas estão suscetíveis a um ataque mal intencionado pela internet que geram bilhões em prejuízos anualmente em todo mundo.

 

 Veja alguns dos problemas de não proteger a sua rede e sofrer um ataque:

  • Reputação e desvalorização da marca: seus clientes confiarão no seu serviço ou produto depois de terem seus dados vazados para um criminoso?
  • Perda financeira, impactada pela rescisão de contratos, pelo pagamento de multas ou pelo roubo em si.
  • Perda intelectual uma vez que seus projetos e segredos comerciais estarão nas mãos de criminosos que podem oferecer essa vantagem competitiva aos seus concorrentes.

 

Como proteger a minha empresa de crimes cibernéticos?

Infelizmente, um levantamento feito pela consultoria Mckinsey mostra que apenas 16% das empresas dos Estados Unidos estavam preparadas para ataques cibernéticos. No Brasil, sabemos que esse número é ainda menor.

 

A boa notícia é que é possível criar barreiras para minimizar as chances de crimes digitais dentro de uma empresa e evitar com isso, essa série de danos que podem causar ao seu negócio.Veja alguns deles:

  • Mantenha os sistemas atualizados;
  • Faça testes de vulnerabilidade do sistema;
  • Crie uma política de segurança e divulgue para sua equipe;
  • Invista nos profissionais do seu time de TI ou contrate uma empresa especializada;
  • Treine e oriente os seus colaboradores sobre como eles devem se comportar para não caírem em fraudes;
  • Use antivírus corporativo e pago;
  • Utilize uma rede com base em permissões de acesso aos documentos e sistemas;
  • Faça backup regularmente;
  • Proteja a sua rede interna;
  • Contrate uma consultoria de segurança da informação.

 

No texto de hoje você viu como os números de acesso à dispositivos digitais estão aumentando na mesma proporção que os crimes digitais, entendeu o que são esses crimes e como eles podem impactar o seu negócio e, por fim, recebeu algumas dicas de como proteger a sua empresa deste tipo de crime.

 

Se você precisa de ajuda para avaliar a segurança da sua empresa, entender se ela está ameaçada e como resolver, a HMB Tecnologia possui o serviço de consultoria em segurança da informação.

Entre em contato conosco pelo whatsapp!

Ou ainda solicite nosso contato!

Até mais!

Compartilhe esta matéra nas redes sociais:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
mulher em reunião virtual pelo computador ao lado de fones e outros materiais de escritório

O que é softphone e como ele pode ajudar seu negócio

Conheça 8 benefícios do softphone para a sua empresa. Sua empresa está precisando de uma solução para fazer chamadas utilizando a internet? Então ela precisa de um softphone. Mas o que é isso e quais são as suas vantagens? Fique com a gente, que vamos tirar suas dúvidas e mostrar os benefícios de adquirir essa tecnologia para dar mais dinamismo

Read More »
a nova geração de Computadores

Do ábaco a Inteligência Artificial: De Geração a Geração dos Computadores

Usar um smartphone pode ser uma tarefa simples para você, mas você sabe como se deu cada geração de computadores? Informática, “ciência do tratamento automático das informações” e o computador o instrumento que trata as informações de forma automática, com rapidez e precisão.  O progresso da tecnologia de computadores foi incrível nos aproximadamente 90 anos desde o primeiro exemplar. Mas

Read More »

Mulheres fundamentais na história da tecnologia

Programando, desenvolvendo ou inovando, Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive, na tecnologia e computação. As mulheres sempre estiveram na área de tecnologia. Mesmo que as vezes não sejam reconhecidas por seus feitos, podem até ser pouco lembradas, mas jamais esquecidas. Então, confira as principais mulheres do passado, mas com grande influência no presente: Ada Lovelace Começamos por Ada

Read More »

Faça uma avaliação gratuita de seu negócio.

Ao clicar em “Enviar” você aceita os termos de nossa política de privacidade.