fbpx

Do ábaco a Inteligência Artificial: De Geração a Geração dos Computadores

Do ábaco a Inteligência Artificial: De Geração a Geração dos Computadores

a nova geração de Computadores

Usar um smartphone pode ser uma tarefa simples para você, mas você sabe como se deu cada geração de computadores? Informática, “ciência do tratamento automático das informações” e o computador o instrumento que trata as informações de forma automática, com rapidez e precisão.  O progresso da tecnologia de computadores foi incrível nos aproximadamente 90 anos desde o primeiro exemplar.

Mas antes dos computadores o percursor foi o Ábaco, primeiro dispositivo manual de cálculos e de ano de criação desconhecido.

Em 1621, as tábuas de Napier, réguas de cálculo, consideradas nossas atuais calculadora e primeiros dispositivos analógicos da computação

A Calculadora de Pascalfoi a primeira máquina de calcular mecânica, com base em rodas e engrenagens para realizar somas e subtrações.

Calculadora de Leibnitz era capaz de realizar as 4 operações básicas, mas era muito suscetível a erros.

O matemático Babbage e Ada Lovelace, em 1833 construíram a máquina analítica, antepassado dos computadores, programada por cartões perfurados, tinha “memoria” e um processador (designado moinho).

Herman Hellerith, criousua máquina de perfurar cartões, tabular e ordenar, que revolucionou o processamento de dados. Baixou custos, aumentou qualidade e quantidade da informação. Ele criou uma empresa que deu origem a atual IBM.

1ª Geração VÁLVULAS ELECTRÓNICAS- 1946 A 1954

Esta primeira geração dos computadores foi desenvolvida para aplicações científico-militares, baseados em tecnologias de válvulas electrónicas, sem confiabilidade, quebravam com poucas horas de uso, tinham custo elevado, quilômetros de fios, consumiam muita energia e o tempo de operação internaera de milésimo de segundos. As válvulas eletrônicas foram inicialmente desenvolvidas para a indústria radiofónica. Possibilitou cálculos, milhares de vezes mais rápidos do que com os anteriores relés eletromecânicos e memória de 2K.

  • John Von Neuman 1945, programas introduzidos através de cartões perfurados como se fazia com os dados, desenvolveu a lógica dos circuitos, os conceitos de programa e operações com números binários, deu origem a outros projetos, como EDVAC, IBM 650, UNIVAC 1ª Geração, surgiram os periféricos e o UNIVAC 1105 chegou ao Brasil (para o IBGE).
  • ENIAC, inicialmente para o cálculo das tabelas balísticas. Uma máquina enorme, pesava 30 toneladas e utilizava 18.000 válvulas. E é considerado o primeiro computador eletrônico.
  • MARK I, criado durante a II Guerra Mundial, considerado uma calculadora eletromecânica e o primeiro projeto de computador

2ª Geração (1957 – 1964) TRANSÍTORES:

A válvula foi substituída pelo transístor dispositivo electrónico, eram 100 vezes menor, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido (milionésimos de segundos) e mais confiável. Transístor passou a ser generalizado em todos os computadores por volta dos anos 60, a função básica dele era de um interruptor eletrônico para executar operações logicas.  A memória chegando a 32K. Principais computadores: IBM 1401, IBM 7094, Honeywell 800 e IBM 7090.

3ª Geração (1965 – 1980) CIRCUITOS INTEGRADOS (MINICOMPUTADORES)

A tecnologia de pequena escala de integração, permitiu computadores menores, mais rápidos, com baixíssimo consumo de energia e mais confiáveis. Os transístores e outros componentes eletrônicos são miniaturizados e montados em um único chip, eles foram fundamentais para o sucesso e da próxima geração dos computadores. Criação de microcomputadores, memoria cache, conceito de compatibilidade, programação assembly, primeiros softwares evolução e redução dos diversos componentes, foram iniciados nessa geração. A velocidade passou a ser medida em bilionésimo de segundos e a memória passou a ter uma capacidade de 128k. Multiprogramação: diversos programas poderiam estar residentes na memória da máquina.

4ª Geração (1980 – 2000) MICROPROCESSADOR

A era da informática pessoal, o microprocessador é a CPU dos computadores,é nessa pastilha de silício que são processadas todas as informações computacionais, que no início da década de 70, possuíam a capacidade de processar por volta de 100 mil informações por segundo e foram utilizados nos primeiros micros de 8 bits. Evolução de hardware e software, escala de integração VLSI, sistemas operacionais MS-DOS, WINDOWS e UNIX, sistemas operacionais de rede, micro-programação. A memória de 1M. Nasce a INTEL com o primeiro microprocessador, o Intel 4004 (equivalente ao ENIAC). Nasce também a Apple, com a criação do Apple I. A IBM introduziu no mercado o PC, microcomputadores que se tornaram padrão: PC, PC-XT, PC-AT, PX-XT, PC 386, PC 486, etc. Surgem os supercomputadores: usados em laboratórios e centros de pesquisa aeroespaciais, empresas de altíssima tecnologia, previsão do tempo e a produção de efeitos e imagens computadorizadas de alta qualidade. Cray-I, Cyber 205, Fujitsu Facon-APU

5ª Geração (2000- ?) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Desde o início da era dos computadores, os especialistas em informática desenvolvem técnicas para que os computadores atuem como o ser humano.  Essa nova geração dos computadores tem como base o apoio dessa nova forma de desenhar um programa é a inteligência artificial, que tradicionalmente é dividida em 3 aplicações: Processos de linguagem natural, que facilita a comunicação do computador com o utilizador; a robótica e tudo associado à visão e manipulação de objetos; os sistemas especialistas, baseados nos armazenamentos do conhecimento adquirido.
Nascimento da inteligência artificial, reconhecimento de voz, sistemas inteligentes, redes neuronais, robótica, redes de alta velocidade, escala de integração ULSI, computação distribuída, computação nas nuvens (cloud), computação em grade ou em rede, computação móvel, computação ubíqua, realidade aumentada.

a nova geração de Computadores

A evolução que te trouxe até aqui não é as mesmas que vão te levar para o próximo nível, conte para nós, em qual nível sua empresa se encontra?

Compartilhe esta matéra nas redes sociais:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
tendências em tecnologia

4 tendências em tecnologia para 2022

Tendências em tecnologia vão de realidade aumentada a bots de atendimento   Tendências em tecnologia: se você está pensando no assunto, então você está no caminho certo, afinal, o mundo está cada vez mais digitalizado. No artigo de hoje vamos falar sobre algumas tendências em tecnologia úteis para o ano de 2022. Em um cenário onde espera-se uma retomada da

Read More »
Internet 5G

Internet 5G: como funciona e como ela mudará a sua vida

Internet 5G: nos últimos tempos muito se falou sobre essa internet, mas na prática, o que você pode esperar dessa tecnologia na sua casa ou na sua empresa? Esse é o tema do artigo de hoje, então se você quer entender melhor sobre o assunto, fique com a gente.   O que é internet 5G? A internet 5G é a

Read More »
Customer Success, sucesso do cliente ou ainda CS é uma metodologia de trabalho focada nos resultados e experiência dos consumidores com a compra de um produto ou serviço.

Customer Success, como a tecnologia pode ajudar no sucesso do cliente

Customer Success, sucesso do cliente ou ainda CS é uma metodologia de trabalho focada nos resultados e experiência dos consumidores com a compra de um produto ou serviço. Com a evolução na forma de relacionamento entre marcas e clientes e na digitalização da comunicação, focar no sucesso do cliente é parte importante para retenção e aumento da receita.    Nesse

Read More »

Faça uma avaliação gratuita de seu negócio.

Ao clicar em “Enviar” você aceita os termos de nossa política de privacidade.