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O que é chatbot?

O que é chatbot?

robô ladeado por um celular à direita e ícones com mensagens do lado esquerdo

O chatbot é um dos principais canais de comunicação utilizados por millenials e tende a se tornar cada vez mais comum.  

 

Sabe o que é chatbot?  Você pode até não saber o que é o chatbot pelo nome, mas provavelmente você já teve algum tipo de interação com ele. No artigo de hoje, vamos falar sobre esse tema e explicar onde ele pode ser utilizado e quais são as vantagens para clientes e empresas. Vamos lá? 

O que são os chatbots? 

Chatbot “é um programa que simula as respostas de um ser humano numa conversação em língua natural”, segundo definição do dicionário Priberam. Vamos imaginar uma situação em que você precise conversar com o atendimento do seu banco. 

Possivelmente uma das opções dadas para esse atendimento será um chat acessado por um aplicativo, desktop ou outras plataformas digitais. Inicialmente essa conversa não é direcionada para o atendente, mas sim para um chatbot ou como também é conhecido, um assistente virtual. Baseado em diretrizes pré-programadas ou inteligência artificial ele dará respostas para as perguntas iniciais, até que seja verificada a necessidade de um atendimento humano ou não. 

Essa é uma das formas que o chatbot pode ser utilizado. Além disso, os bots também podem ser usados para pagamento de compras, de contas, para compra de produtos e mais. 

 

O uso de chatbot é uma tendência no atendimento 

Uma pesquisa feita com 85 empresas desenvolvedoras de bots pela Mobile Time, em 2019, mostra que o aumento do número de bots tem sido estrondoso, saindo de 8 mil em 2017 para 61 mil em 2019, ou seja, um aumento de mais de 600% no período. 

Ainda segundo a pesquisa, as finalidades mais comuns para os chatbots são para: SAC, Vendas, Apoio ao backoffice, informacional, marketing, cobrança e entretenimento – nesta ordem.  

Outra pesquisa feita pela Fresworks mostra que os millenials, aqueles nascidos no final da década de 80 e início dos anos 90 – preferem o atendimento via chatbot. Conforme os dados, esse público se diz 80% satisfeito com as respostas que recebem na plataforma.

 

O uso do chatbot vai acabar com o atendimento humano? 

Não. O uso dos robôs não exclui a necessidade do atendimento humano. O ideal é que as empresas adotem diversos canais de comunicação para conversar com o seu público. Essa tendência também foi confirmada na mesma pesquisa da Fresworks: segundo eles, 35% dos entrevistados utilizam, pelo menos, dois canais de comunicação com as marcas. Eles também destacaram ter expectativas de que os assistentes virtuais consigam ampliar o seu conhecimento para trazer soluções mais rápidas. 

Em que canais posso incluir um bot? 

O chatbot pode ser incluído em diversos canais digitais e para inúmeras funcionalidades, tais quais: marketing, vendas, pesquisas, entretenimento, gestão de pessoas, comercial etc. Veja alguns dos canais:

  • Facebook Messenger;
  • Sites; 
  • Whatsapp; 
  • Apps mobile; 
  • Telegram;
  • Skype; 
  • Twitter; 
  • Telefone; 
  • E-commercer. 

Aumentar a produtividade é uma das vantagens do chatbot. Conheça outras: 

  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Menos custos com pessoal; 
  • Melhor experiência do consumidor;
  • Agilidade no atendimento ao cliente com a automação de compras ou pagamento de produtos e serviços;
  • Mais assertividade;
  • Pode ser utilizado em inúmeras plataformas digitais;
  • O chatbot pode gerar relatórios dando insights e dados importantes para a gestão do negócio;
  • É possível integrá-lo com inúmeros sistemas; 
  • Personalização.

 

No texto de hoje você conheceu como os assistentes virtuais, ou os bots, estão em nossas vidas. Viu que mais do que nunca, a tendência é que eles estejam disponíveis nas plataformas das empresas visando um atendimento mais ágil e eficaz, principalmente para questões mais simples que não precisam da interação de um atendente. Fato que mostra outro benefício dos bots que é a produtividade das equipes e a redução dos custos para as empresas. 

Se a sua empresa está pronta para iniciar uma conversa sobre o uso de assistentes virtuais, entre em contato com um dos nossos especialistas. Vamos para o futuro juntos! 

Até mais.

 

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