fbpx

O que é o RPA? E como posso implementar em minha empresa?

O que é o RPA? E como posso implementar em minha empresa?

O que é RPA?

A Automação Robótica de Processos ou ainda Robotic Process Automation (RPA) é a tecnologia voltada para automatizar os processos de negócios com a utilização de robôs virtuais, estes por sua vez, são capazes de capturar, interpretar dados, realizar transações, manipular dados, desencadear respostas e comunicar-se com outros sistemas.

Minha empresa está pronta para automatizar processos com robô?

Praticamente toda empresa tem oportunidade de automação com RPA, o que justifica a viabilidade, é o famoso ROI (Investimento x Retorno).  Para sua empresa iniciar um projeto de robô são necessários os seguintes pré-requisitos:

  1. Ter um processo que seja manual, repetitivo ou uma série de dados em diferentes sistemas que precisam ser consolidados;
  2. Ter um passo a passo bem definido.

Com estes pré-requisitos, a equipe HMB Tecnologia analisa, desenha e Automatiza os processos da sua empresa conforme sua prioridade.

Quais os principais benefícios em trabalhar com um RPA?

Entre os diversos benefícios que um processo de automação robótica pode trazer para sua empresa estão:

  • Satisfação do Cliente:
    • Redução de erros manuais;
    • Rapidez na realização do serviço.
  • Análise de Dados:
    • Melhoria da qualidade dos dados;
    • Escopo ampliado para a análise de dados.
  • Produtividade:
    • Melhores resultados de negócio (RPA pode trabalhar 24/7);
    • Redução dos custos com mão de obra.
  • Recursos Humanos:
    • Eliminar custos de contratação, treinamento, turnover e absenteísmo.
  • Conformidade.
  • Redução de erros operacionais característicos do ser humano.
  • Redução de fraudes.

Quais os resultados alcançados após a implementação de um RPA?

Um grande exemplo de resultados que podem ser alcançados com um bom RPA é o aplicado a VGX Contact Center, como um de nossos parceiros, eles se destacam por possurem uma posição de destaque entre as empresas de Contact Center devido a forma inovadora de se relacionar com pessoas.

Quando VGX iniciou a parceria com a HMB Tecnologia, analisamos os processos, desenhamos e implementamos nossa solução com RPA. Devido a isto a VGX teve um agressivo aumento de produtividade e redução de headcount (pessoas) próximo de 80% no setor que foi automatizado, deste modo, foi assim que atuamos, focados na redução de custos, na otimização e retorno do investimento em nossos robôs.

O que é o processo de Transformação Digital e a sua relação com RPA?

Certamente, a Transformação Digital é um processo de inovação tecnológica e reestruturação nas organizações, com o intuito de melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores.

Para entendermos melhor, segue abaixo as 4 etapas do processo de Transformação Digital.

  • Desktop Automation: Consiste em adicionar tecnologia a tarefas simples, do cotidiano e geralmente ligadas ao desktop do agente de atendimento.
  • RPA (RobotProcess Automation): Consiste em um software (robô) substituindo um processo fim a fim, realizando uma tarefa repetitiva que antes era realizada por um ser humano.
  • IA Básico (Inteligência Artificial): Consiste basicamente na implementação de atendentes inteligentes; chatbots, e-mailbots e até mesmo robôs entrando em contato com o consumidor.
  • Automação Cognitiva: Esse é o nível mais complexo que consiste na maturação do machinelearning, de modo que durante a prática de processo este robô pode incrementar a base de conhecimento, simular uma conversa humana, realizar atendimentos e até mesmo prestação de serviço complexos.

Comece agora seu processo de inovação e adquira uma posição de destaque no mercado, converse com nossos especialistas em automação de processos e entenda qual a melhor solução para o seu negócio.

A Equipe HMB agradece a sua leitura. Gratidão!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
A Tecnologia aliada a Gestão de Processos e Pessoas.

A Tecnologia aliada a Gestão de Processos e Pessoas.

Você já parou para pensar em quantos processos existem na sua vida, desde a hora de acordar até dormir? Isso não é diferente nas instituições, públicas e privadas.  Uma empresa é como um ecossistema com diversas variáveis (pessoas, sistemas, fluxo e estruturas). Pensarmos que toda e qualquer sequência de atividades é um processo, não está errado; mas a gestão de

Read More »
O futuro do Telemarketing

TELEMARKETING: Como tudo se desenvolveu

No final do século XIX, surgiu um estudo sobre a telefonia e seus aspectos de programação, que sistematizou qualquer equipamento que recebesse tráfego, e assim foi o primeiro desenvolvimento da telefonia que era apenas uma forma de se comunicar por voz e distância. Nos anos 60, a engenharia transformou a telefonia em central de atendimento. E assim, surgiu o call center,

Read More »
PABX Virtual - Implementação é rápida e fácil.

PABX: Quais tipos existem e porque devo utilizar?

PABX é a abreviação de Private Automatic Branch Exchange (trocas automáticas de ramais), são equipamentos que distribuem as linhas de comunicação interna e externa, por meio de ramais com a utilização das linhas telefônicas. Diferença entre os tipos: ANALÓGICO – Linhas fixas interligadas através das operadoras de telefonia fixa. Seu sistema é complexo e exige alto investimento em infraestrutura e

Read More »

Faça uma avaliação gratuita de seu negócio.