fbpx

Robôs de automação: 5 motivos para usá-los em processos burocráticos

Robôs de automação: 5 motivos para usá-los em processos burocráticos

imagem do olho de um robô com uma tela de computador ao fundo.

Robôs de automação possuem diversas vantagens, dentre elas o aumento da produtividade e a redução de custos.

 

Robôs de automação podem ser assustadores para algumas pessoas, afinal, ter medo do diferente é uma característica do ser humano, e isso não seria diferente com os robôs, certo?  Mesmo diante de um cenário em que o tempo é um bem valioso, o uso de automações em processos burocráticos ainda gera medo e desconfiança, mas os dados que temos hoje, nos mostra que esse é o futuro dos negócios.

Se a empresa na qual você trabalha possui processos repetitivos e burocráticos, saiba que é possível implantar um RPA ( Robotic Process Automation) e colher diversos resultados positivos. No artigo de hoje, vamos falar sobre 5 motivos pelos quais você deveria propor essa solução na sua empresa.

Mas antes disso, vamos explicar para quais empresas esse processo é ideal.

Confira!

 

Qualquer empresa pode ter robôs de automação? Quais são os pré-requisitos?

Empresas de qualquer segmento podem ter robôs de automação, basta que nela sejam realizadas tarefas repetitivas e burocráticas e que tenham esse processo bem mapeado, pois a partir desse passo a passo que serão programados os comandos do robô.

Embora disponível para qualquer segmento é importante avaliar o porte da sua empresa para averiguar se faz sentido implantar o RPA. Isso porque dependendo do porte da sua empresa, o investimento não se pague. Na dúvida, o melhor é conferir com especialistas de área.

 

1 – Robôs de automação não vão roubar seu emprego

O objetivo do uso de automação é evitar que você ou a sua equipe percam tempo em tarefas de rotina que sejam burocráticas e que demandariam grande força de trabalho.  Diante disto, o robô pode fazer essa mesma tarefa enquanto as pessoas da sua equipe são direcionadas para outras tarefas mais complexas que de fato necessitam de intervenção humana.

 

2 –Aumento da produtividade

A implantação de um modelo de automação em seu negócio pode aumentar e muito a produtividade. Para se ter ideia, no mês de fevereiro de 2021, a empresa Dafiti implantou um sistema de automação com inteligência artificial utilizando 300 robôs para separar produtos em seu Centro de Distribuição. O resultado foi a redução do tempo para separação dos itens de 24h para 2h, em média – ou seja, o produto chega em bem menos tempo nas mãos do consumidor.

 

3 – Mais assertividade

O uso de robôs de automação reduz em cerca de 95% os erros humanos. Isso porque os robôs não possuem fatores externos, como a fadiga, falta de atenção, falta de comprometimento ou elementos emocionais que impactem no seu resultado.

 

4- Redução de custos

Os robôs custam cerca de 1/3 do valor pago a um humano pelo mesmo serviço, além de economias em otimização do espaço físico, menos treinamentos e capacitações, mais produtividade, pois os robôs não têm folga ou faltas e menos esforços para contratações.

 

5 – Melhor gestão

Ter dados e números são informações importantes para qualquer gestor tomar decisões com embasamento. Utilizando um robô de automação, é possível integrá-lo com outros sistemas já existentes na sua empresa e ter acesso a relatórios detalhados com as informações que são importantes para o seu negócio.

 

Nesse artigo, falamos sobre 5 motivos pelos quais a sua empresa deveria investir em robôs de automação. Com certeza vantagens não faltam, como a redução de custos, mais acesso a dados e informações e o incomparável aumento da produtividade.

Ficou interessado em ter robôs de automação? A HMB Tecnologia possui esse serviço customizado conforme necessidade do cliente. Fale com nossos especialistas!

 

 

Compartilhe esta matéra nas redes sociais:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
consumidor 4.0

Consumidor 4.0: o que muda para as empresas de SAC?

Um consumidor 4.0 precisa de um atendimento 4.0, certo? Claro que sim. À medida que o consumidor muda a sua forma de consumir seja o que for, o atendimento ao cliente também precisa mudar e se modernizar. No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é esse consumidor 4.0, como ele se relaciona com as marcas e como ele

Read More »
Integrar sistemas é inevitável para empresas que querem garantir competitividade

Integrar sistemas: 7 razões para sua empresa fazer e aumentar as vendas

Integrar os sistemas melhora a experiência do consumidor e aumenta o faturamento   Integrar os sistemas da sua empresa não precisa ser doloroso, pelo contrário. Esse tipo de mudança pode trazer vários benefícios e fazer com que a sua empresa se envolva de vez em soluções mais tecnológicas e entre nessa nova era em que a experiência do cliente é

Read More »
Cabeamento estruturado

Saiba o que é cabeamento estruturado e para que ele serve

Cabeamento estruturado garante um sistema de informática e comunicação mais confiável. Cabeamento estruturado: em um cenário onde a conexão e a comunicação são cada vez mais essenciais, assim com a segurança das redes onde os dados das pessoas e das empresas estão, investir neste tipo de serviço é uma das formas de manter os sistemas de computação e comunicação da

Read More »

Faça uma avaliação gratuita de seu negócio.

Ao clicar em “Enviar” você aceita os termos de nossa política de privacidade.