fbpx

Saiba o que é cabeamento estruturado e para que ele serve

Saiba o que é cabeamento estruturado e para que ele serve

Cabeamento estruturado

Cabeamento estruturado garante um sistema de informática e comunicação mais confiável.

Cabeamento estruturado: em um cenário onde a conexão e a comunicação são cada vez mais essenciais, assim com a segurança das redes onde os dados das pessoas e das empresas estão, investir neste tipo de serviço é uma das formas de manter os sistemas de computação e comunicação da sua empresa mais seguros e ágeis. 

Se você não sabe o que é um cabeamento estruturado ou para qual finalidade ele foi criado, fique com a gente, que nesse artigo vamos tirar algumas dúvidas sobre esse tema, bem como abordar as vantagens de investir nesse serviço. 

 

Vamos lá? 

 

O que é um cabeamento estruturado? 

É um sistema composto por cabos, conectores e outros dispositivos instalados de forma padronizada em uma rede de telefonia, voz ou internet, visando garantir um sistema eficiente de comunicação. 

Por meio do cabeamento estruturado, existe a integração dos serviços de voz, dados, imagem, vídeo independentemente dos equipamentos, layout ou sinais transmitidos.

 

Como ele surgiu ? 

Ele foi criado na década de 80 por empresas de telecomunicação que se organizaram em forma de comitê para estabelecerem, em conjunto, padrões de cabeamento em prédios comerciais. Na ocasião, foram criadas normas para cabeamento, infraestrutura para cabeamento, gerenciamento e aterramento. 

Para que serve este tipo de cabeamento?  

Implantar um cabeamento estruturado é modernizar a rede das empresas, garantindo que os sistemas de informática e comunicação funcionem da melhor maneira possível. Esse tipo de serviço torna as redes mais autônomas, geram mais agilidade e são mais confiáveis.

Além disso, ele é preparado para atender toda demanda interna, bem como congestionamentos na rede. 

 

Cabeamento estruturado X cabeamento Point to Point 

O cabeamento point to point também é utilizado em redes de empresas, no entanto, os cabos são conectados individualmente e não de maneira unificada como no estruturado. Nesse tipo de cabeamento, por exemplo, um hardware é conectado a outro um por um. 

 

Quais são as vantagens do cabeamento estruturado? 

O investimento em cabeamento estruturado apresenta inúmeras vantagens para as empresas. Listamos 11 delas. Confira!

  1. São mais confiáveis e seguras 
  2. É possível implantar novas tecnologias 
  3. Reduzem custos com novas instalações no futuro 
  4. Geram economia a longo prazo, visto que de acordo com uma pesquisa realizada pelo Real Decisions Institute, cerca de 70% dos problemas na rede são causados pelo cabeamento
  5. É possível fazer alterações a qualquer hora, sem a necessidade de paralisar a rede
  6. São mais agradáveis esteticamente 
  7. Possuem facilidade para identificação de erros e manutenção mais ágil 
  8. Permitem a transferência de dados em inúmeros formatos
  9. Não permitem congestionamento da rede
  10. Possuem facilidade para troca de ramais telefônicos 
  11. São mais duráveis. 

 

Que empresa pode ter esse serviço? 

A resposta para esta pergunta é sim, qualquer empresa, de qualquer porte ou segmento pode ter um sistema de cabeamento estruturado, mas ele é indicado, principalmente para aquelas que querem crescer. Neste caso, esse tipo de cabeamento é uma das melhores opções devido à sua característica de expansão e pela facilidade de manutenção, além de um ciclo de vida que chega a 10 anos em redes que foram bem planejadas e executadas. 

 

Viu só? O cabeamento estruturado oferece inúmeros benefícios para as redes corporativas que podem ser um diferencial competitivo com seus concorrentes. Para avaliar a viabilidade da implantação deste tipo de rede e solicitar o orçamento, entre em contato conosco. 

Nossa equipe está disponível e capacitada para ajudar no que for preciso no processo de mudança que a sua empresa precisa. Clique aqui e converse com um especialista. 

 

Conheça a HMB Tecnologia

 

 

 

Compartilhe esta matéra nas redes sociais:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
consumidor 4.0

Consumidor 4.0: o que muda para as empresas de SAC?

Um consumidor 4.0 precisa de um atendimento 4.0, certo? Claro que sim. À medida que o consumidor muda a sua forma de consumir seja o que for, o atendimento ao cliente também precisa mudar e se modernizar. No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é esse consumidor 4.0, como ele se relaciona com as marcas e como ele

Read More »
Integrar sistemas é inevitável para empresas que querem garantir competitividade

Integrar sistemas: 7 razões para sua empresa fazer e aumentar as vendas

Integrar os sistemas melhora a experiência do consumidor e aumenta o faturamento   Integrar os sistemas da sua empresa não precisa ser doloroso, pelo contrário. Esse tipo de mudança pode trazer vários benefícios e fazer com que a sua empresa se envolva de vez em soluções mais tecnológicas e entre nessa nova era em que a experiência do cliente é

Read More »
imagem do olho de um robô com uma tela de computador ao fundo.

Robôs de automação: 5 motivos para usá-los em processos burocráticos

Robôs de automação possuem diversas vantagens, dentre elas o aumento da produtividade e a redução de custos.   Robôs de automação podem ser assustadores para algumas pessoas, afinal, ter medo do diferente é uma característica do ser humano, e isso não seria diferente com os robôs, certo?  Mesmo diante de um cenário em que o tempo é um bem valioso,

Read More »

Faça uma avaliação gratuita de seu negócio.

Ao clicar em “Enviar” você aceita os termos de nossa política de privacidade.