fbpx

TELEMARKETING: Como tudo se desenvolveu

TELEMARKETING: Como tudo se desenvolveu

O futuro do Telemarketing

Setor de Telemarketing em Seatle.

No final do século XIX, surgiu um estudo sobre a telefonia e seus aspectos de programação, que sistematizou qualquer equipamento que recebesse tráfego, e assim foi o primeiro desenvolvimento da telefonia que era apenas uma forma de se comunicar por voz e distância.
Nos anos 60, a engenharia transformou a telefonia em central de atendimento. E assim, surgiu o call center, com suas primeiras experiências na Inglaterra.

Então surgiu o Atendente de Telemarketing nos Call Centers.

Nos anos 70, começaram as relações de atendimento entre empresas e consumidores e o uso de ligações para venda. Mas foi Henry Ford, quem criou uma campanha por telefonia que atingiu milhões de norte-americanos, inserindo o Call Center profissional na história.
Nos anos 80, nasce o termo telemarketing e com o avanço tecnológicos, as organizações passam a utilizar esse sistema para fazer praticamente tudo do relacionamento com cliente, principalmente com a crise do petróleo que dificultou a ida de vendedores até a casa das pessoas, abrindo portas para o Telefone e Operador de Telemarketing. Aqui no Brasil essa história começou no final dos anos 80 e início dos anos 90.

É chegada a hora da profissionalização.

Em 92, com o surgimento do código do consumidor, criou-se o SAC, e assim a chamada fase receptiva, que além da venda direta por telefone passou a atender os anseios dos consumidores.
No final dos anos 90, com crescimento econômico e do uso da internet, as empresas começaram a investir em capacitação dos operadores de Call Center. A qualidade tornou-se uma grande busca. Surgiram cursos sobre relacionamento com cliente. E cada vez mais as empresas se especializavam em receber reclamações, sugestões, tirar dúvidas e fazer tudo para o encantamento do cliente. E veja que interessante, o objetivo do atendimento mudou completamente dos anos 70 para 2000. O que antes, era unicamente vender, hoje é cuidar do cliente durante todo o seu percurso. Por isso, além de evoluir no relacionamento, inicia-se uma nova era da comunicação com recursos que otimizam o atendimento e facilitam a interação.

Call Center - HMB Tecnologia

O que se esperar para o futuro dos Call Center.

Com a vinda de novos softwares e tecnologias de interação (chat online, e-mail, redes sociais, whatsapp, sistemas de automatização), e diversas ferramentas de melhoria o Call Center transformou-se em Contact Center. E junto com toda essa tecnologia, também veio a gestão de relacionamento e gerenciamento de processos que se tornou essencial em qualquer empresa. E o Futuro dessa profissão? É caminhar com a tecnologia em busca da excelência no relacionamento com o cliente, que é um serviço que só vai acabar quando não existir mais consumidor. Ou seja, nunca!

O que você achou de toda essa evolução do Telemarketing? A sua empresa está acompanhando todas as tecnologias disponíveis atualmente? Conta para nós.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
a nova geração de Computadores

Do ábaco a Inteligência Artificial: De Geração a Geração dos Computadores

Usar um smartphone pode ser uma tarefa simples para você, mas você sabe como se deu cada geração de computadores? Informática, “ciência do tratamento automático das informações” e o computador o instrumento que trata as informações de forma automática, com rapidez e precisão.  O progresso da tecnologia de computadores foi incrível nos aproximadamente 90 anos desde o primeiro exemplar. Mas

Read More »

Mulheres fundamentais na história da tecnologia

Programando, desenvolvendo ou inovando, Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive, na tecnologia e computação. As mulheres sempre estiveram na área de tecnologia. Mesmo que as vezes não sejam reconhecidas por seus feitos, podem até ser pouco lembradas, mas jamais esquecidas. Então, confira as principais mulheres do passado, mas com grande influência no presente: Ada Lovelace Começamos por Ada

Read More »
A Tecnologia aliada a Gestão de Processos e Pessoas.

A Tecnologia aliada a Gestão de Processos e Pessoas.

Você já parou para pensar em quantos processos existem na sua vida, desde a hora de acordar até dormir? Isso não é diferente nas instituições, públicas e privadas.  Uma empresa é como um ecossistema com diversas variáveis (pessoas, sistemas, fluxo e estruturas). Pensarmos que toda e qualquer sequência de atividades é um processo, não está errado; mas a gestão de

Read More »

Faça uma avaliação gratuita de seu negócio.