fbpx

TELEMARKETING: Como tudo se desenvolveu

TELEMARKETING: Como tudo se desenvolveu

O futuro do Telemarketing

Setor de Telemarketing em Seatle.

No final do século XIX, surgiu um estudo sobre a telefonia e seus aspectos de programação, que sistematizou qualquer equipamento que recebesse tráfego, e assim foi o primeiro desenvolvimento da telefonia que era apenas uma forma de se comunicar por voz e distância.
Nos anos 60, a engenharia transformou a telefonia em central de atendimento. E assim, surgiu o call center, com suas primeiras experiências na Inglaterra.

Então surgiu o Atendente de Telemarketing nos Call Centers.

Nos anos 70, começaram as relações de atendimento entre empresas e consumidores e o uso de ligações para venda. Mas foi Henry Ford, quem criou uma campanha por telefonia que atingiu milhões de norte-americanos, inserindo o Call Center profissional na história.
Nos anos 80, nasce o termo telemarketing e com o avanço tecnológicos, as organizações passam a utilizar esse sistema para fazer praticamente tudo do relacionamento com cliente, principalmente com a crise do petróleo que dificultou a ida de vendedores até a casa das pessoas, abrindo portas para o Telefone e Operador de Telemarketing. Aqui no Brasil essa história começou no final dos anos 80 e início dos anos 90.

É chegada a hora da profissionalização.

Em 92, com o surgimento do código do consumidor, criou-se o SAC, e assim a chamada fase receptiva, que além da venda direta por telefone passou a atender os anseios dos consumidores.
No final dos anos 90, com crescimento econômico e do uso da internet, as empresas começaram a investir em capacitação dos operadores de Call Center. A qualidade tornou-se uma grande busca. Surgiram cursos sobre relacionamento com cliente. E cada vez mais as empresas se especializavam em receber reclamações, sugestões, tirar dúvidas e fazer tudo para o encantamento do cliente. E veja que interessante, o objetivo do atendimento mudou completamente dos anos 70 para 2000. O que antes, era unicamente vender, hoje é cuidar do cliente durante todo o seu percurso. Por isso, além de evoluir no relacionamento, inicia-se uma nova era da comunicação com recursos que otimizam o atendimento e facilitam a interação.

Call Center - HMB Tecnologia

O que se esperar para o futuro dos Call Center.

Com a vinda de novos softwares e tecnologias de interação (chat online, e-mail, redes sociais, whatsapp, sistemas de automatização), e diversas ferramentas de melhoria o Call Center transformou-se em Contact Center. E junto com toda essa tecnologia, também veio a gestão de relacionamento e gerenciamento de processos que se tornou essencial em qualquer empresa. E o Futuro dessa profissão? É caminhar com a tecnologia em busca da excelência no relacionamento com o cliente, que é um serviço que só vai acabar quando não existir mais consumidor. Ou seja, nunca!

O que você achou de toda essa evolução do Telemarketing? A sua empresa está acompanhando todas as tecnologias disponíveis atualmente? Conta para nós.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
A Tecnologia aliada a Gestão de Processos e Pessoas.

A Tecnologia aliada a Gestão de Processos e Pessoas.

Você já parou para pensar em quantos processos existem na sua vida, desde a hora de acordar até dormir? Isso não é diferente nas instituições, públicas e privadas.  Uma empresa é como um ecossistema com diversas variáveis (pessoas, sistemas, fluxo e estruturas). Pensarmos que toda e qualquer sequência de atividades é um processo, não está errado; mas a gestão de

Read More »
PABX Virtual - Implementação é rápida e fácil.

PABX: Quais tipos existem e porque devo utilizar?

PABX é a abreviação de Private Automatic Branch Exchange (trocas automáticas de ramais), são equipamentos que distribuem as linhas de comunicação interna e externa, por meio de ramais com a utilização das linhas telefônicas. Diferença entre os tipos: ANALÓGICO – Linhas fixas interligadas através das operadoras de telefonia fixa. Seu sistema é complexo e exige alto investimento em infraestrutura e

Read More »
O que é RPA?

O que é o RPA? E como posso implementar em minha empresa?

A Automação Robótica de Processos ou ainda Robotic Process Automation (RPA) é a tecnologia voltada para automatizar os processos de negócios com a utilização de robôs virtuais, estes por sua vez, são capazes de capturar, interpretar dados, realizar transações, manipular dados, desencadear respostas e comunicar-se com outros sistemas. Minha empresa está pronta para automatizar processos com robô? Praticamente toda empresa

Read More »

Faça uma avaliação gratuita de seu negócio.