Tecnologia no atendimento ao cliente possibilita experiência positiva para o consumidor e redução de custos para a empresa.
A tecnologia no atendimento ao cliente pode causar impactos desde a experiência do consumidor com a sua empresa ao resultado financeiro da operação. Esse é o assunto de hoje do nosso artigo, mas primeiramente, deixamos uma reflexão importante. Antes de buscar a solução de tecnologia, é preciso colocar o cliente no centro. e avaliar o que é preciso resolver para garantir a melhor experiência daquele indivíduo com a sua marca.
Dito isso, vamos ao que pode ser feito utilizando a tecnologia no atendimento ao cliente. Vamos lá?
O atendimento ao cliente mudou?
Se a comunicação mudou ao longo dos anos é possível que você já tenha essa resposta. Sim. O atendimento ao cliente mudou; os canais mudaram. Fforam criadas novas formas de interação que usam o digital e a agilidade para dar respostas e estar disponível todos os dias da semana, 24h por dia.
Diante desse cenário imediatista do consumidor, muitas empresas ficaram sem saber como proceder para agradá-los ou viram seus números de reclamações aumentarem e até clientes procurarem outros prestadores do serviço. No Brasil, um exemplo mais emblemático pode ser visto com a migração de clientes de bancões tradicionais e extremamente burocráticos para bancos digitais. Eles permitem o acesso com facilidade baixando apenas um aplicativo no smartphone.
Se as necessidades dos clientes mudaram, o atendimento ao cliente precisa acompanhar.
Que tipos de tecnologias podem ser usadas no atendimento ao cliente?
As principais tecnologias que já estão no nosso dia a dia são os chatbots, os robôs de voz, os RPA’s e automações de processos, a multicanalidade, a conectividade mais assertiva, CRM’s e a inteligência artificial.
De fato, esses são alguns métodos mais utilizados nos últimos anos com tendências de crescimento. O motivo é porque eles apresentam recursos que atendem justamente a um público ansioso por retornos rápidos bem como menos burocracia e mais agilidade no atendimento.
Quais as vantagens dessas tecnologias no atendimento ao cliente?
- Atendimento 24h por dia, 7 dias por semana, sem deixar o seu cliente muito tempo esperando.
- Cada vez mais qualidade dos assistentes virtuais que utilizam inteligência artificial para resolverem tarefas burocráticas, como enviar segunda-via, registrar um chamado simples ou qualquer outra tarefa repetitiva de maneira automática.
- Operadores de call center menos ociosos e direcionados para demandas que realmente precisam de interação humana. Ou seja, equipe mais produtiva.
- Menos tempo gasto com treinamentos para os operadores.
- Possibilidades de ter em mãos, relatórios e dados fornecidos em tempo real. Informações essas de extrema importância para realizar campanhas de marketing para públicos segmentados, conhecimento das personas da empresa, melhor gestão da operação etc.
- Menos tarefas repetitivas.
- Menos custos operacionais e retorno do investimento rápido.
Resumindo
Como vimos, o uso de tecnologias beneficia e muito uma operação, seja ela de atendimento telefônico, presencial, via chat ou com o uso de outros recursos que já apresentamos aqui. Seja qual for o modelo escolhido pela sua empresa, é preciso entender que modernizar as relações com o seu consumidor é um caminho sem volta e a tecnologia está inserida nisso, garantindo mais agilidade, nível de satisfação do cliente maior, redução de custos e aumento de produtividade.
Se você quer entender melhor que tipo de resultado é possível ter utilizando recursos tecnológicos na sua operação, entre em contato com a nossa equipe na HMB Tecnologia. Com mais de 10 anos no mercado, a HMB possui uma fábrica de software que produz produtos customizados de acordo com a necessidade da sua empresa.
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