Tecnologia para gestão: como a tecnologia pode ajudar na gestão empresarial? Antes de começar a responder a essa pergunta é importante refletir sobre outra questão: nos dias atuais, você acredita que uma empresa possa crescer sem o uso de tecnologia? Imaginar que uma empresa cresça sem o uso de recursos digitais em um mundo em que as telas tomam conta da forma como compramos, trabalhamos e nos relacionamos parece quase impossível.
Diante disso, neste artigo, falaremos sobre a tecnologia para gestão, alguns recursos que podem ser utilizados e os benefícios da digitalização para promover uma gestão mais eficiente.
O que a tecnologia para gestão já melhorou nos últimos anos?
Mudanças que hoje parecem pequenas, há poucos anos foram revolucionárias. Um exemplo é o e-mail. Demandar, acompanhar, registrar situações e atividades ficou muito mais simples com o advento do e-mail e com certeza, trazendo mais produtividade para começou a utilizar outro recurso.
Trazendo mais para os dias atuais, como aplicativos de mensagens tornam o dia a dia de trabalho mais rápido? Pode até ser que o Whatsapp, por exemplo, não seja uma ferramenta institucionalizada, mas é fato que o app é utilizado em algum momento por sua equipe.
Outro recurso que teve um crescimento acelerado com a pandemia, foram os softwares de videochamadas, como Zoom, Teams, Skype e até o Gmail. Em pouco tempo, reuniões que antes necessitavam de viagens ou de horas de deslocamento, passaram a ser feitas com a ajuda da internet; com mais agilidade.
O que é possível fazer para melhorar a gestão com o uso de tecnologia? Veja alguns exemplos:
- Demandar atividades, aprovar materiais, dividir o trabalho entre a equipe em sistemas, como Monday, Trello, Asana.
- Emitir relatórios com bases em dados extraídos de softwares personalizados ou não.
- Automatizar atividades burocráticas, seja na indústria, no atendimento ao cliente, na gestão de estoque, na saúde, no escritório, entre outros. Para todo tipo de segmento, um robô de automação pode ser criado, sendo necessário para isso que haja o processo burocrático traçado.
- Acompanhar todo o relacionamento com o cliente, entender como ele se comporta, o que gosta, quando é seu melhor momento de compra etc, utilizando CRMs.
- Gerir toda a experiência do cliente por meio de soluções integradas, como o omnichannel. Nesse caso, todos os funcionários da empresa, seja em plataforma online ou em loja física, conseguem ter informações sobre o atendimento daquele cliente, integrando toda a sua experiência em uma mesma plataforma.
Que benefícios a tecnologia para gestão traz para o dia a dia do negócio?
- Aumento de produtividade
- Menor turn over
- Redução de custos a longo prazo
- Melhoria na experiência do colaborador
- Melhora na experiência do cliente final
- Conhecimento sobre o negócio baseado em dados
- Diminuição de erros
- Gestão moderna
- Softwares em nuvem
- Informação disseminada entre equipe
Concluindo, o uso da tecnologia pode alavancar o crescimento da empresas de todos os portes
Seja grande ou pequena, é essencial que empresários pensem em soluções de tecnologia para fazer o seu negócio crescer. Dessa forma, atraindo melhores resultados operacionais, mais agilidade nas entregas e mais clientes, uma vez que a experiência do consumidor é uma das grandes metas dessa era.