fbpx

Web 3.0, entenda essa nova fase da internet

Web 3.0, entenda essa nova fase da internet

web 3.0

Web 3.0 é a nova aposta da evolução da internet que traz com ela mudanças que podem impactar na vida de toda uma sociedade, assim como aconteceu com as fases 1.0 e 2.0 da web. Para saber mais sobre esse conceito, acompanhe o artigo dessa semana do nosso blog. 

Vamos lá?

 

Evolução da Internet

A internet tem evoluindo a passos largos nos últimos anos. Para pensar na evolução dessa internet, basta lembra que há pouco tempo, os brasileiros não tinham computadores e muito menos acesso a uma internet discada e cara. 

Com apenas uma década, a internet não apenas chegou a mais lares no Brasil, como também acompanha os usuários por meio de seus smartphones por onde quer que eles vão. Vamos entender melhor as eras da internet. 

WEB 1.0 

A Web 1.0 possuía recursos reduzidos de design e para desenvolvimento de aplicativos com alguma interação do usuário. As principais tecnologias utilizadas eram o HTML; a URL e o HTTP. 

 

WEB 2.0

A Web 2.0 é a internet que usamos hoje desde os anos 2000. Por meio dela, vimos uma grande mudança, inclusive social e econômica. As pessoas passaram a utilizar a rede com uma ferramenta de interação, de busca de informação, de uma nova forma de consumir e de trabalhar. 

Nessa era, surgiram grandes players de tecnologia, como a Amazon, o Facebook e o Youtube que nos conectou pela internet com pessoas ou empresas. 

Na  web 2.0, a internet gera emprego, como aluguel de carros, de produção de conteúdo sobre os mais diversos assuntos, desde para quem quer ter uma vida mais saudável, a quem queira fazer uma viagem.

 

E a WEB 3.0? 

Esse novo conceito de internet surge em um momento em que grandes empresas estão sendo questionadas sobre o uso indiscriminado e sem regulamentação de dados dos usuários.

Do mesmo modo como a internet 2.0 modificou as relações com outras pessoas e marcas, grandes empresas de tecnologia se viram com um mar de possibilidades a serem exploradas, e estão sendo exploradas, utilizando os passos, os gostos, as transações cada vez mais detalhadas e valiosas de seus usuários como moeda de troca com outras milhares de empresas ao redor do mundo, que têm interesses nessas informações pelos mais diversos motivos.

De maneira resumida, a internet 3.0 tem como objetivo ser uma rede de código aberto, utilizando o blockchain, e menos centralizada e dependente das BIG Techs. Além disso, com o uso de criptomoedas. A ideia é que com a Web3.0, o usuário tenha controle sobre os seus dados 

Pontos negativos da WEB 3.0

 

Se por um lado, a descentralização da internet traz mais autonomia para os usuários sobre seus dados, ela também apresenta alguns pontos que podem ser desafiadores, como por exemplo, o fato de ser mais difícil regulamentar e fiscalizar páginas na internet de maneira descentralizada. Como encontrar os responsáveis por crimes cibernéticos ou de conteúdo discriminatório? 

 

Outros pontos destacados por especialistas mostram outros desafios para essa nova etapa da internet, como dificuldades de escalabilidade e a acessibilidade.

 

Que outras tecnologias ganham com a WEB 3.0? 

 

Tecnologias como machine learning, inteligência artificial, web semântica e IoT – inteligência das coisas, têm muito a ganhar com a evolução da internet, melhorando a interação do usuário com conteúdos mais úteis para ele.

Em resumo, uma nova era está por vir

 

Uma era onde o usuário toma as rédeas das suas informações e seus dados e passa a fazer as suas próprias escolhas sem a dependência das grandes empresas de tecnologia.

 

Qual é a sua opinião? Uma nova era está realmente chegando? 

 

Fale com nossa equipe!

Compartilhe esta matéra nas redes sociais:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email
relacionamento com cliente

Relacionamento com o cliente: como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio  

Relacionamento com o cliente é a resultante de toda conexão entre o cliente e a marca passando por vários pontos de interação. Criar um relacionamento de qualidade com o consumidor traz inúmeras vantagens para ambos os lados e quando falamos em tecnologia os benefícios são ainda mais fáceis de serem alcançados.    Para saber mais sobre como a tecnologia pode

Read More »
segurança da informação

Segurança da informação: 5 motivos para proteger os dados da sua empresa

Segurança da informação é cada dia mais necessária de ser trabalhada por empresas de todos os segmentos e de todos os portes. Isso porque os dados dos clientes, colaboradores e da própria empresa valem ouro no mercado do crime.    Para entender melhor por quais motivos a sua empresa deve investir em segurança da informação, continue lendo esse artigo.   

Read More »
tecnologia para gestão

Tecnologia para gestão: conheça os benefícios desse investimento

Tecnologia para gestão: como a tecnologia pode ajudar na gestão empresarial? Antes de começar a responder a essa pergunta é importante refletir sobre outra questão: nos dias atuais, você acredita que uma empresa possa crescer sem o uso de tecnologia? Imaginar que uma empresa cresça sem o uso de recursos digitais em um mundo em que as telas tomam conta

Read More »

Faça uma avaliação gratuita de seu negócio.

Ao clicar em “Enviar” você aceita os termos de nossa política de privacidade.