Bot. Você sabe o que é e quais as vantagens dessa tecnologia? É bem provável que você já tenha tido alguma interface com os bots de atendimento em algum momento. Seja por meio de um aplicativo de banco ou ao entrar em contato com alguma empresa pelo whatsapp, por exemplo.
No artigo de hoje falaremos mais sobre esse mecanismo que pode ser a ferramenta que a sua empresa precisa para resolver problemas de altas demandas por chamadas telefônicas, e-mails ou até mesmo atendimento presencial. Vamos lá?
Bot é o diminutivo de robot. Sim, ele é um robô que é criado conforme a necessidade do cliente para realizar interações que simulam a interação humana.
O bot é criado com base em um script definido pelo cliente. Nesse caso, o contratante identifica suas principais demandas, quais são as principais necessidades dos seus clientes definindo assim um roteiro para esse bot seguir.
Imagine uma empresa da área da saúde. O cliente que saber sobre os planos de saúde que a unidade atende, por isso, envia uma mensagem pelo whatsapp cadastrado no site da empresa.
Ao iniciar a conversa, o primeiro atendimento é realizado pelo bot, que identifica a demanda e oferece a resposta automaticamente sem a necessidade de interação humana.
Esse é um exemplo de como o bot pode ser usado para atendimentos receptivos, porém ele também pode ser usado no modo ativo. Nesse caso, o robô também tem um roteiro a seguir definido pelo cliente.
O robô então é programado para percorrer o mailing ativamente e encaminhando para o atendimento para o humano apenas em caso de real necessidade. Nesse mesmo exemplo da área da saúde, o bot poderia ser utilizado, por exemplo, para pedir a confirmação de presença em uma consulta médica.
Agora que sabemos como ele funciona, vamos falar mais sobre as vantagens de bot para o atendimento: